A ortodontia tradicional é uma especialidade odontológica que permite corrigir através do uso de aparelhos, a posição dos dentes e dos ossos posicionados de forma inadequada.
Torna-se necessário o tratamento ortodôntico em caso de dentes mal posicionados que dificultam a limpeza ocasionando doenças periodontais que podem levar a perda dos dentes.
Os dentes mal alinhados podem atrapalhar o correto funcionamento da mordida, prejudicando a mastigação, gerando estresse adicional à musculatura da boca provocando dores de cabeça, no pescoço, ombros e costas.
O tratamento ortodôntico ou tradicional além de corrigir e alinhar os dentes, melhora a mastigação, a higienização e a estética do sorriso, proporcionando mais saúde e mais segurança.
A ortodontia tradicional ou o aparelho convencional metálico é composto por braquetes fixos, colados nos dentes, que permitem através dos fios o alinhamento e nivelamento das arcadas dentárias.
Já os aparelhos autoligados, também é um aparelho fixo que devido a sua tecnologia, não utiliza as ligaduras elásticas ou de metal, permitindo melhor higienização e menos atrito, o que ocasiona mecânicas mais leves sendo mais benéficas aos tecidos periodontais.
Além disso, também podem ser metálicos ou estéticos.